Ladrilhos, painéis e cobogós


Ao visitar a CASACOR, fique de olho nos acabamentos usados de um jeito descolado

A ideia era encontrar objetos e detalhes surpreendentes. Um olhar para o universo micro das coisas charmosas que compõem uma decoração. Só que, desta vez, em diversos ambientes, fiquei encantada com o pano de fundo: acabamentos usados com bossa.

Vou pedir licença então para falar de ladrilhos, painéis e cobogós. Eles são meio arquitetura, meio décor e fazem uma tremenda diferença no resultado final de um ambiente. Adicionam textura, cor e estabelecem uma conversa com tudo o que vem depois, do mobiliário aos vasos de flor. Por isso, é importante pensar muito bem neles. Até porque representam uma parte significativa no orçamento de uma reforma e se arrepender… Bem, acho que isso está fora de cogitação, certo? Vamos aproveitar a inspiração da CASACOR para acertar na escolha.


Em vez do tradicional mármore, o arquiteto Maicon Antoniolli apostou nos veios poderosos da amazonita, um tipo de quartzito, fornecida pela Antolini do Brasil. As placas de 80 cm x 1,20 m compõem uma espécie de biombo entre o quarto e a área mais isolada do banheiro.

Luz e textura: os cobogós escolhidos pela designer de interiores Naomi Abe dão profundidade e um efeito 3D às paredes da sala de jantar. Já o ladrilho hidráulico (Ladrilar) traz o toque de cor e recebeu uma estampa criada por Naomi, que se inspirou em Tarsila do Amaral.

A monocramia dos acabamentos cria o efeito de uma caixa no terraço assinado por Leo Shehtman. O arquiteto brincou com a trama dos cobogós (Portobello) e ainda criou um rasgo na parede para direcionar o olhar. Boa ideia para uma área externa: o banco revestido de placas de cerâmica.

Ilusão de ótica no ambiente da Yamagata Arquitetura: o que parece azulejo branco, na verdade, é um painel feito de chapas de MDF no padrão Areia (Guararapes), frisado pela empresa para ficar com quadrados na medida 20 x 20 cm. O tamanho é o mesmo do ladrilho do piso, modelo Naevia Multicolor.


187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo